O que é?
O buraco macular é uma abertura formada na fóvea, região central da retina. Esse buraco se forma na fóvea e na medida que progride as imagens ficam embaçadas, manchadas ou distorcidas.
Não se sabe ao certo a principal causa, é mais comum em pessoas a partir de 60 anos, pacientes com alta miopia, traumas ou alterações de tração vítreo macular.
Quais são os sintomas?
Os sintomas relatados são a perda da visão central, dificuldade ao ler, aparecimento de uma mancha acinzentada na região central da visão e em alguns casos, distorção da imagem.
A redução da visão central é o principal sintoma, no início o paciente não percebe e isso acaba atrasando o diagnóstico.
Como é diagnosticado?
O diagnóstico é identificado na consulta de rotina. Alguns exames que precisamos fazer para confirmar o diagnóstico:
mapeamento de retina;
retinografia;
angiografia de retina;
tomografia de coerência óptica (TCO).
Qual é o tratamento?
O tratamento é cirúrgico e deve ser feito o quanto antes com Cirurgia de Vitrectomia posterior via Pars Plana com Peeling da Membrana limitante interna, uma camada que aumenta a resistência da retina. Com a retirada dessa camada a retina fica mais maleável e fecha o buraco macular com a associação de um gás especial.
A cirurgia dura em média uma hora e pode ser realizada tanto com anestesia local como sedação ou geral.
Pós operatório da Cirurgia
Durante o pós-operatório, é imprescindível que o paciente fique com a cabeça para baixo (nariz apontado para o chão) nas primeiras 24 a 72 horas após a cirurgia. Essa posição vai garantir o sucesso do fechamento do buraco macular.
Conte comigo no tratamento de Buraco Macular!
Dra. Bianca Valduga Guareschi | CRM/PR 35673 e RQE 25735
Comments