O que é?
É uma doença ocular causada pelo desgaste dos tecidos oculares, ela pode ser seca ou úmida.
DMRI Seca: É mais comum e a perda da visão central ocorre gradualmente e sem dor ao longo dos anos.
DMRI Úmida: A perda progride mais rápido, no geral em dias ou semanas. E pode ocorrer a perda súbita se um dos vasos sanguíneos anormais se romper.
A Degeneração Macular Relacionada à Idade é a causa da perda irreversível da visão central em pessoas com idade mais avançada (50 anos ou mais).
Quais são os fatores de risco?
- Idade acima de 50 anos (principal fator)
- Tabagismo (piora muito a degeneração)
- Obesidade
- Sedentarismo
- Histórico familiar
- Olhos claros
- Hipertensão
- Dieta rica em gorduras e pobre em frutas & verduras'
Quais são os sintomas?
Algumas alterações causadas pela DMRI são a visão embaçada, distorcida e/ou escurecida. Isso dificulta ao ler, costurar, cozinhar, reconhecer rostos e dirigir.
A pessoa precisa de uma iluminação mais intensa para enxergar, tem diminuição da sensibilidade aos contrastes de luz ou dificuldade de adaptação ao escuro, começa a ter alterações na aparência das cores.
Quais são os tratamentos?
Geralmente, os pacientes começam a tratar a DMRI muito tarde, quando ela já alcançou níveis mais graves.
Na DMRI Seca orientamos que o paciente mude o estilo de vida, inicie uma dieta pobre em gordura e rica em folhas verdes escuras, sempre proteger os olhos com óculos de sol, evitar fumar e fazer um tratamento para prevenir que a DMRI Seca vire DMRI Úmida, pois a perda da visão progride mais rápido. O tratamento é um complexo de vitaminas antioxidantes.
Quando a doença vira DMRI Úmida, conseguimos diagnosticar precocemente para recuperação visual do paciente e evitar a perda da visão.
Minha recomendação é que você não espere que emergências ocorram para ir ao oftalmologista. Nós podemos retardar e evitar a perda da visão com as consultas regulares, combinado?
Conte comigo no tratamento da Degeneração Macular Relacionada à Idade!
Dra. Bianca Valduga Guareschi | CRM/PR 35673 e RQE 25735
Comments