Julho é o Mês da Conscientização do Olho Seco, com o objetivo de informar a população sobre essa doença que interfere na qualidade de vida e na visão.
O que é Olho Seco?
Nossos olhos são constantemente lubrificados pelas nossas lágrimas, através do ato de piscar. A síndrome do olho seco ocorre quando nossas lágrimas não possuem a qualidade ou a quantidade suficiente para manter nossos olhos úmidos e lubrificados.
No inverno, passamos por dias com baixa umidade do ar e alta concentração de poluentes... Por isso, os olhos perdem um pouco da lubrificação natural e ficamos mais vulneráveis a algumas irritações.
A causa mais recorrente de olho seco é devido ao longo tempo de exposição em frente às telas. Isso ocorre porque a pessoa fica por mais tempo sem piscar, gerando secura ocular.
Sintomas de Olho Seco:
Todos os dias eu atendo pacientes com essas queixas e no inverno os casos são mais intensificados:
Vermelhidão;
Ardência;
Coceira;
Visão embaçada;
Sensação de areia nos olhos;
Dificuldade em olhar para a luz.
Minhas dicas para melhoras os sintomas de Olho Seco:
1- Use colírio lubrificante, mas visite o seu oftalmologista para identificar qual é a causa do seu olho seco. E nunca compre colírio sem recomendação médica.
2- Crie o hábito de piscar com frequência para melhorar a lubrificação do olho. Quem fica na frente do computador por muito tempo, costuma ter olho seco por piscar menos que o normal.
3- Se hidrate com no mínimo 2L de água por dia. Crie o hábito de sempre carregar uma garrafinha de água.
4- Higienize os cílios todos os dias com Shampoo Johnson's Neutro, para melhorar a qualidade da lágrima e prevenir algumas inflamações na pálpebra. Assista o vídeo onde eu ensino a fazer a higienização correta.
Caso você tenha algum sintoma de olho seco ou trabalhe muito na frente do computador, procure um médico oftalmologista para o diagnóstico e tratamento correto!
Dra. Bianca Valduga Guareschi | CRM/PR 35673 e RQE 25735 Especialista em Retina Clínica e Cirúrgica