top of page

Julho Turquesa: Dicas para melhorar os sintomas de olho seco!

Julho é o Mês da Conscientização do Olho Seco, com o objetivo de informar a população sobre essa doença que interfere na qualidade de vida e na visão.


O que é Olho Seco?

Nossos olhos são constantemente lubrificados pelas nossas lágrimas, através do ato de piscar. A síndrome do olho seco ocorre quando nossas lágrimas não possuem a qualidade ou a quantidade suficiente para manter nossos olhos úmidos e lubrificados.


No inverno, passamos por dias com baixa umidade do ar e alta concentração de poluentes... Por isso, os olhos perdem um pouco da lubrificação natural e ficamos mais vulneráveis a algumas irritações.


A causa mais recorrente de olho seco é devido ao longo tempo de exposição em frente às telas. Isso ocorre porque a pessoa fica por mais tempo sem piscar, gerando secura ocular.

Sintomas de Olho Seco:

Todos os dias eu atendo pacientes com essas queixas e no inverno os casos são mais intensificados:

  • Vermelhidão;

  • Ardência;

  • Coceira;

  • Visão embaçada;

  • Sensação de areia nos olhos;

  • Dificuldade em olhar para a luz.


Minhas dicas para melhoras os sintomas de Olho Seco:

1- Use colírio lubrificante, mas visite o seu oftalmologista para identificar qual é a causa do seu olho seco. E nunca compre colírio sem recomendação médica.


2- Crie o hábito de piscar com frequência para melhorar a lubrificação do olho. Quem fica na frente do computador por muito tempo, costuma ter olho seco por piscar menos que o normal.


3- Se hidrate com no mínimo 2L de água por dia. Crie o hábito de sempre carregar uma garrafinha de água.


4- Higienize os cílios todos os dias com Shampoo Johnson's Neutro, para melhorar a qualidade da lágrima e prevenir algumas inflamações na pálpebra. Assista o vídeo onde eu ensino a fazer a higienização correta.


Caso você tenha algum sintoma de olho seco ou trabalhe muito na frente do computador, procure um médico oftalmologista para o diagnóstico e tratamento correto!


Dra. Bianca Valduga Guareschi | CRM/PR 35673 e RQE 25735 Especialista em Retina Clínica e Cirúrgica

Commentaires


bottom of page