A causa mais comum de perda visual em pacientes com alta miopia não é o descolamento de retina, mas sim por Maculopatia Miópica e neste artigo você vai entender mais sobre a relação que ela tem em pessoas com alta miopia.
Maculopatia Miópica e a Alta Miopia
Caracterizamos um olho normal quando o comprimento está entre 22 a 24mm, entre 26 a 26,5mm e acima de 6 graus, já é considerado alta miopia. E a Maculopatia Miópica é a complicação mais comum que afeta a retina de pessoas com alta miopia, causando perda visual mais frequente do que o descolamento de retina.
Maculopatia Miópica é a causa de perda visual mais frequente em pessoas com alta miopia quando comparado ao descolamento de retina.
Sintomas de Maculopatia Miópica
Ela causa o afinamento da retina, alterações degenerativas da esclera, formação de estrias e a degeneração da mácula, e esses são os sintomas mais comuns:
Visão embaçada ou distorcida;
Perda de contraste e sensibilidade à luz.
Alteração: Membrana Neovascular
Essa é uma das alterações causada pela Maculopatia Miópica, ocorre a formação de vasos anormais que crescem sob a retina e podem sangrar, prejudicando muito a visão do paciente. O tratamento mais comum que deve ser realizado o quanto antes para evitar cicatriz macular, o que torna a perda irreversível da visão é através de injeções intravítreas de antiangiogênico.
Alteração: Esquise Macular
É uma separação das camadas da retina, que dependendo do caso, pode ter indicação cirúrgica.
Dra. eu tenho alta miopia, o que posso fazer?
Se você tem alto grau de miopia deve fazer um acompanhamento periódico na retina, de preferência com um oftalmologista retinólogo, ou seja, especialista em retina, para detectar e tratar precocemente qualquer uma dessas alterações de Maculopatia Miópica.
=================================================
Especialista em Retina e Catarata
Dra. Bianca Valduga Guareschi | CRM/PR 35673 e RQE 25735
Clique aqui e agende uma consulta comigo pelo seu plano!
Comentários