top of page

Perguntas frequentes sobre a Catarata

A catarata é causada pelo envelhecimento natural do cristalino, lente responsável por focalizar imagens de curta e longa distância. Ela também é considerada uma das maiores causas de cegueira reversível, acometendo principalmente a população idosa.



Compilei neste artigo, as perguntas mais frequentes que recebo durante as consultas ou através das minhas redes sociais sobre a Catarata.

1. Catarata tem cura?

Só existe uma única forma de tratar a catarata: através da cirurgia!

O procedimento é seguro e muito realizado no mundo, sendo a única solução para recuperar a visão nítida do paciente com catarata.



2. Como é feito o diagnóstico? Pode ser feito logo na primeira consulta?

A consulta oftalmológica é a única forma de diagnosticar a catarata, sendo possível identificar logo na primeira.

Por isso, é essencial visitar o seu oftalmologista anualmente para corrigir e tratar antes que ela afete a qualidade de vida. Infelizmente, muitas pessoas descobrem quando a visão já está bastante comprometida.



3. Vou precisar usar óculos após a cirurgia de catarata?

É possível se livrar do óculos após a cirurgia, mas depende da escolha da lente intraocular usada para substituir o cristalino opacificado.



4. Qual tipo de lente será implantada na cirurgia de catarata?

As lentes intraoculares podem ser monofocal, multifocal ou tórica, cada uma com função de corrigir a visão como mostra na tabela abaixo:




5. Tenho diabetes e/ou pressão alta, posso realizar a cirurgia?

Sim. Inclusive, a evolução da catarata costuma ser mais acelerada em casos de pacientes diabéticos ou hipertensos. A cirurgia pode ser realizada normal, observando cuidados antes do procedimento, como o controle da glicemia e/ou da pressão.



6. Qual o tipo de anestesia é utilizada na cirurgia?

No geral, é realizada anestesia local com sedação para tornar a experiência mais segura e confortável aos pacientes.



7. Em quanto tempo é feita a cirurgia? Precisa de internação?

O procedimento leva aproximadamente 30 minutos, sem a necessidade de passar a noite no hospital e faço o acompanhamento pós cirúrgico no consultório.



8. A catarata pode cegar?

Sim, de início causa um leve embaçamento, mas com o tempo ela vai progredindo e pode levar à cegueira total que pode ser reversível somente com a cirurgia.



9. Qual é o melhor momento para operar a Catarata?

O melhor momento é individual de cada paciente e a única forma de saber é através da consulta. Preciso entender o grau e como está afetando na qualidade de vida para fazer indicação cirúrgica.


=================================================


Especialista em Cirurgia de Catarata

Dra. Bianca Valduga Guareschi | CRM/PR 35673 e RQE 25735

Clique aqui e agende uma consulta comigo pelo seu plano!

Kommentit


bottom of page