top of page

Retinopatia da Prematuridade: um alerta para a principal causa de cegueira em bebês prematuros!

A Retinopatia da Prematuridade é uma condição em que os vasos sanguíneos da retina do bebê não se desenvolvem corretamente.


Um bebê que nasce dentro do período normal, leva de 2-3 semanas para ter a vascularização completa da retina. Já um bebê prematuro demora muito mais para se completar e nesse período ele pode desenvolver a retinopatia da prematuridade.


Os prematuros são frequentemente colocados em incubadoras e expostos a altos níveis de oxigênio, e esses atos podem afetar o desenvolvimento dos vasos sanguíneos da retina.


Esse quadro pode progredir e resultar em um descolamento da retina, que é gravíssimo em bebês prematuros e deve ser prevenido! Pois, diferente de como ocorre o tratamento em adultos, o manuseio para reposicionar a retina em bebês é muito mais delicado.


Por isso, a gestante deve fazer o pré-natal corretamente! Ser acompanhada por uma ginecologista-obstetra durante a gravidez, seguindo todos os cuidados e exames regulares para evitar que a criança nasça prematura.


Mas eu sei que a criança pode nascer prematura mesmo após fazer o pré-natal corretamente. E nesse caso, o prematuro deve ser acompanhado por um oftalmologista para diagnosticar precocemente e iniciar o tratamento imediato.


Além do teste do olhinho, o bebê precisa visitar regularmente um oftalmologista para prevenir a Retinopatia da Prematuridade e evitar a perda da visão.

O tratamento pode ser feito com o laser ou injeção no olho.

Dra. Bianca Valduga Guareschi | CRM/PR 35673 e RQE 25735


Comments


bottom of page