top of page

Suplemento de vitamina ajuda na saúde dos olhos?

Tem um estudo muito famoso chamado: AREDS (primeiro estudo) e AREDS2 (estudo final) que traz dados sobre prevenir a progressão da Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) nos estágios moderados a severos quando o paciente faz o uso de suplementos específicos.


Ou seja, dados sobre prevenir a progressão da DMRI Seca para a DMRI Úmida (compromete a visão de forma mais aguda). Porém, o uso da suplementação não trouxe nenhum benefício ou melhora visual em pessoas que tinham a DMRI em estágios iniciais ou que não tinham a doença.


E desse estudo, as pessoas saíram generalizando que o suplemento faz bem para os olhos e que todo mundo precisa tomar.

A vitamina que vai trazer a sua visão de volta!

Inclusive, escutei essa propaganda no rádio que traz uma promessa de que um suplemento vitamínico é capaz de recuperar a nitidez visual.


Mas a verdade é que não existe comprovação científica de que vitaminas podem trazer melhora na visão, exceto no caso de DMRI do estudo.


Não é possível tomar uma vitamina e achar que vai sair enxergando melhor ou curando uma doença ocular, como uma Catarata ou Glaucoma.


Como médica oftalmologista, existem casos específicos em DMRI que indico a vitamina aos meus pacientes e casos que é obrigatório que eles tomem para ter um melhor resultado no tratamento.


Conclusão: A vitamina pode sim ajudar em alguns casos, mas ela não é um milagre que vai fazer a visão retornar como dizem em muitas propagandas! Temos que tomar cuidado com o que escutamos por aí, o mais importante cuidar da alimentação e da saúde para evitar pressão alta, obesidade, diabetes e consultar regularmente com o seu oftalmologista para diagnosticar e tratar doenças oculares precocemente.


Dra. Bianca Valduga Guareschi | CRM/PR 35673 e RQE 25735 Especialista em Retina Clínica e Cirúrgica

Commentaires


bottom of page