Você descobriu que tem o diagnóstico de Ceratocone e se sente muito preocupado? Infelizmente, a informação errada ou a desinformação faz com que as pessoas sofram quando recebem o diagnóstico.
Eu entendo a sua angústia e fiz esse texto para te tranquilizar. Sempre que eu confirmo o diagnóstico de Ceratocone em meus pacientes, explico detalhadamente o que é e como será o tratamento.
Entenda o Ceratocone
Esse é o primeiro grande passo para o sucesso do tratamento e para ter uma boa qualidade de vida. Pois, a falta de informação ou a desinformação é o que faz com que as pessoas sofram com o diagnóstico da doença!
Não coce os olhos!
Esse hábito pode progredir a doença ou desenvolver em pessoas que não tem o diagnóstico. Se você tem muita coceira, recomendo um tratamento para controle de alergia.
Se você tem o diagnóstico confirmado...
Precisa parar imediatamente com o hábito de coçar os olhos para evitar que a doença se agrave. E ler o livro ou e-book do Dr. Renato Ambrósio Jr. para compreender a doença (sem desespero) e poder tomar a melhor decisão de tratamento, junto com o seu Médico Oftalmologista.
O seu familiar tem o diagnóstico confirmado:
Além de parar imediatamente com o hábito de coçar os olhos, ele e todos da família precisam se consultar anualmente com um Oftalmologista para monitorar com exames mais completos na córnea.
Atenção: perceber uma distorção ou astigmatismo irregular já é sinal de um diagnóstico tardio! O melhor cenário é detectar o Ceratocone precocemente.
No início, você pode ter uma boa visão e não sentir nada, por isso que os exames complementares podem indicar alterações leves, possibilitando o diagnóstico precoce.
Ei, você que não tem Ceratocone não está isento!
Mesmo que você não tenha casos na família (fator genético) com a doença, NÃO ESTÁ ISENTO! Pois o Ceratocone também pode ser desenvolvido com o hábito de coçar e esfregar os olhos.
Ceratocone tem tratamento?
Atualmente, existem opções eficazes que permitem que a qualidade de vida não seja prejudicada pela doença:
-Em estágios iniciais: A irregularidade pode ser corrigida com Óculos ou Lentes.
-Em progressão: Podemos estabilizá-la com o Laser de Crosslinking e em último caso um Transplante de Córnea.
Mesmo com tantas opções de tratamento, saiba que o quanto antes o Ceratocone for diagnosticado, mais eficaz será o tratamento.
Comments