top of page

Você sabia que pressão alta pode lesionar a retina?


O que é a hipertensão e como ela pode afetar a visão?

A hipertensão arterial ou pressão alta, é uma doença que afeta os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. Ela ocorre quando a medida da pressão se mantém frequentemente acima de 140 por 90 mmHg.


Pode ser hereditária em 90% dos casos, mas esses fatores também influenciam nos níveis de pressão: tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, grande consumo de sal, níveis altos de colesterol e falta de atividade física.


A pressão alta pode causar uma lesão na retina, chamada: Retinopatia Hipertensiva, e na maioria dos casos, os sintomas se desenvolvem no final da doença.


Pacientes com pressão alta e diabetes correm maior risco de perder a visão.

Quando a pressão alta é grave e representa risco à vida, o paciente deve iniciar o tratamento imediato para salvar a visão e evitar outras complicações, como: acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca, insuficiência renal e/ou ataque cardíaco.


O meu alerta para quem tem pressão alta, diabetes e idade mais avançada é:


Faça o acompanhamento multidisciplinar com outros profissionais para controlar a pressão e o diabetes. E visite um oftalmologista pelo menos 1x por ano para evitar que a Retinopatia Hipertensiva seja descoberta muito tarde.



Como anda a sua pressão e a glicose? O cuidado com a saúde de hipertensos e diabéticos deve ser redobrada.


👁 | Para marcar uma consulta comigo, clique aqui

⚕️ | Dra. Bianca Valduga Guareschi | CRM/PR 35673 e RQE 25735

Comments


bottom of page